Luzes IES – V.Ray SketchUp

Publicado: 16 de julho de 2012 em Software, Tutorial
Tags:,

Para criar um ambiente com uma iluminação mais fiel possível, podemos utilizar as luzes IES.

Esse tipo de iluminação possui informações reais sobre como as luzes se comportam nos ambientes físicos.

É possível encontrar na internet para download vários arquivos de IES e também softwares onde podemos visualizar as informações dos arquivos.

Esses softwares permitem também a edição e criação de arquivos IES,  além da visualização da imagem de como se comporta a luz.

Estou disponibilizando para download  arquivos de IES e um software de visualização e edição nesse link:

Pacote IES – Arquivos e sofware

Aqui está um tutorial breve de como inserir luzes IES no SketchUp com V-Ray:

Tutorial IES

Se o tutorial apresentar problemas ou tiverem duvidas só comentar!

comentários
  1. daiane disse:

    Olá,

    Gostaria de saber porque eu faço todo o procedimento
    mas a luz IES não aparece,..pq será??

    Eu renderizo e não ilumina nada..

    Desde ja agradeço

    Att/
    Daiane

    • thomazgobatto disse:

      Oi Daiane!
      Você verificou se está trabalhando com o modelo em centímetros? (certamente sim, hehehe)
      Pode ser problema na intensidade. Tudo depende do modelo, da IES, do projeto e até da textura/material onde se projeta a luz.
      Tem horas que precisamos colocar valores absurdos na intensidade da IES para que possa se notar um pequeno detalhe de luz..
      Testes e mais testes, cansa, mas as vezes so assim a gente encontra e resolve o problema.
      Estou a disposição!

  2. daiane disse:

    Para fazer um teste eu abri um arquivo novo, coloquei em centimetros e criei uma IES, solta,
    sem ambiente nenhum, o fundo teria que ficar preto igual os modelos que vc colocou, ..
    mas não deu certo..

    Se souber alguma outra forma, agradeço..

    Att/
    Daiane

    • thomazgobatto disse:

      Oi Daiane!
      Bom, eu uso uma configuração pronta no v-ray, mas para o fundo preto eu desativo a iluminação geral (GI) no painel de configurações do V-Ray na aba Environment, ou troco a cor do background para preto nessa mesma aba.
      Mas para ver mesmo o efeito dela você precisa colocar ela perto de uma parede, no caso uma face, que é ali que a ies vai projeta o ‘desenho’ dela.

  3. claudio roberto de araujo disse:

    Oi queria saber como faço para usar luzes ies, no vray.
    como faço render dentro de comodo fechado para que não fique escuro.
    obrigado!

    • thomazgobatto disse:

      Olá Claudio!
      É bem fácil configurar uma IES, basta ter um arquivo para IES, trabalhar com o modelo 3d em centímetros e configurar a potência da mesma.
      No tutorial montei de forma simples como usar essas luzes e configurá-las (link de download no post, tutorial e arquivos).
      E para o render não ficar escuro na renderização as vezes é necessário trabalhar com luzes ‘invisiveis’. Se as que estão no projeto não dão conta de clarear mesmo com alta potência dá para usar alguns retângulos de luz pelo ambiente. Basta configurá-los para que fiquem invisíveis, assim terá mais claridade no ambiente sem que apareça essas fontes extra de luz.
      Estou a disposição!

  4. Hugo Dutra disse:

    Ola!
    Eu gostaria de Saber se SOMENTE com as luzes IES eh suficiente para eu iluminar um comodo fechado sem luz do sol?

    e vi em vários tutorias pedindo para eu colocar a minha unidade em milímetros.
    em centímetros deu certo, só q não iluminou o ambiente. por que? e quando coloquei em milímetros tipo clareio mtooo o chão hehe…. por que? sabe me explicar?

    • thomazgobatto disse:

      Olá Hugo!
      Olha, as IES são mais decorativas, dependendo o comodo até da pra usar a claridade somente delas, mas eu aconselho uma fonte de luz extra, um retângulo de luz ou até mesmo uma cor emissiva.
      Eu sei que o modelo precisa estar em centímetros para as IES funcionarem, não se no caso de milímetros há alguma restrição. Em centímetros sempre obtive resultados satisfatórios.
      De clarear bastante o chão já aconteceu comigo quando coloquei muita potencia na IES, tive que aumentar pois na parede de concreto aparente não ficava aquele efeito que elas fazem, porém no chão de porcelanato polido ficou muito claro! Isso porque a fonte de luz da IES é direcionada para o chão, e, dependendo das configurações dela, vai emitir mais luz pro chão do que no caso na parede. Você pode ver em imagens com o preview da IES que tem modelos que clareiam mais o chão do que outras (até em um dos pacotes que eu disponibilizei para download nesse post vem uma imagem com as IES, também tem um gerenciador que o usuário pode alterar as configurações do arquivo da IES)
      Estou a disposição!

      • Hugo Dutra disse:

        Muito obriga pela dica e pela ajuda Thomaz!!
        na tua opiniao e no que você usa….que tipo de luz vc mais usa para clarear um comodo e como eu posso configurar minhas luzes ies na hora de renderizar?
        e se nao for mto incomodo, tem como me explicar o bump e o displacement??
        obg.

  5. Olá Hugo, tudo bem cara? Estou me aventurando no Sketchup 8 e já desenhei meu apartamento com ele. Fiz algumas configurações no V-ray que encontrei em tutoriais e agora estou aqui para ver se tu consegue também me ajudar: quando clico no icone da iluminação IES aparece uma espécie de um cone que tem como objetivo projetar luzes. O problema é que o meu não projeta nada, não consigo configurá-lo nem “chamar” outros arquivos IES para o ícone. Você poderia me ajudar? Abraços e parabéns pelo trabalho.

    • Ops… errei o nome Thomaz. Desculpe-me!

      • Hugo Dutra disse:

        Luiz fernando eu ja passei pelo o mesmo problema, o Thomaz ira te dizer praticamente o mesmo.
        tem arquivos na internet de luzes ies e programas para você poder renderiza-los para poder fazer tuas modificações e usa-las no sketchup.
        http://www.4shared.com/folder/EHuiJZ1Z/PacoteIES.html esse site contem um pacote de luz ies e vc pode fazer o download e usa-las.
        para aplicar ao cone que vc visualiza quando clica no icone das lizes ies do vray, eh so clicar no cone com o botao direito do mouser e ir na opção “vray for sketchup” ->edit light -> e no sampling você ira colocar o arquivo de luz ies que você achou melhor.

        creio q tenho te ajudado tambem, mas o Thomaz irá te explicar melhor.

    • thomazgobatto disse:

      Olá Luiz!
      Não tem problema, entendi que era pra mim… heheheh

      Bom, para o IES digamos, funcionar, é preciso carregar no bloco do cone, um arquivo própio para IES, alterar a potência e trabalhar com as unidades em centímetro no modelo 3D.
      Não sei se você chegou a ver o post que eu montei sobre IES (https://thomazgobatto.wordpress.com/2012/07/16/luzes-ies-v-ray-sketchup/)… como inserir, e arquivos para utilizar..

      As vezes, mesmo importando a IES e trabalhando em centímetros, temos que observar onde será projetada a luz IES, no caso duma parede, dependendo a textura ou cor, devemos colocar os valores da potência bem altos para conseguir um resultado bom.

      Se tiver algum problema, tente trabalhar num arquivo vazio só com a IES para ver se ela ‘funciona’ normalmente, ou se alguma coisa está atrapalhando no funcionamento desse bloco… talvez, reinstalando o v-ray ou atualizando….

      Estou a disposição!

  6. Caio Vasques disse:

    Bom dia.

    Sobre essas Luzes IES, estou com uma dúvida, quando criamos uma aparece um cone.
    Você da uma escala na luz “cone” ou deixa do tamanho que vem?
    E a ponta do cone fica no ponto de luz ou deixa o circulo no ponto de luz?
    Conseguiu entender minha dúvida?
    Obrigado!

    • thomazgobatto disse:

      Olá Caio!

      Eu sempre escalo o cone IES para ficar proporcional ao modelo do meu 3d.
      Da pra posicionar a base do cone junto a saída de luz, no caso do bloco de um spot, pois é na base do cone que sai a iluminação da IES. Não tem problema se o cone ficar no meio do bloco, pois não vai interferir no efeito da luz.
      Depois, a posição do cone vai depender do efeito que você quer ter da iluminação na parede. Se quiser mais alto ou mais baixo, pode movimentar o bloco pra cima ou pra baixo.

      Estou a disposição!

  7. William Leite disse:

    Cara eu vi que voce tem packs de luzes IES, porém não estão mais disponivel, teria como deixar o link para download Online novamente, otimo trabalho que tem feito neste site ao longo desses anos todos.

  8. Manu disse:

    Olá Thomaz, boa tarde. Tudo bem?
    Minha renderização está saindo com as luzes do IES com cores distorcidas, e agora a imagem inteira está como se tivesse em extremo de saturação. Sabe o que pode ser?
    Obrigada.

    • thomazgobatto disse:

      Olá Manu! Depois de tanto tempo estou voltando devagar às respostas dos comentários aqui no blog…
      Olha, tu andou talvez alterando alguma opção da IES que possa estar saturando a imagem? Eu uso elas como vem no padrão de importação, apenas altero a potência dela.
      Pode ser que essa alteração de cor seja alguma configuração, ou a geral do render, ou naquelas que aparecem na janela de renderização.
      Você deve ter observado que na janela de renderização (o F dos menus do render) além de ter a barrinha em cima onde se encontra o salvar, o RGB, o render por região, etc… em baixo da janela tem uma outra barra pra edição da imagem, níveis, brilho, etc… por padrão desses o que vem ativado é o segundo, Force Color Clamping, eu já notei que numa imagem minha deu problema eu desativando essa opção. Desativando essa opção algumas cores alteram drasticamente a visual, mas se está desativado é so ativar, pois essas opções podem ser alteradas enquanto renderiza a imagem ou ao término dela, não tem a necessidade de alterar elas e renderizar novamente.

  9. Ranyel Teixeira disse:

    Olá, eu não estou conseguindo colocar IES no v-ray 2.0 do sketchup (2014), aumento intensidade + ela simplesmente não aparece e a unidade esta em CM. O que eu faço? no 2.0 tem outra forma de fazer isso?

    • thomazgobatto disse:

      Olá Ranyel!
      Estava meio desligado do blog e não respondi mais comentários.
      Olha, como o meu v-ray 2.0 andou dando uns bugs no meu computador, eu voltei pra versão anterior, portanto não saberei certo das luzes não estarem ligando. Num primeiro momento pode ser a incompatibilidade do arquivo IES pra essa versão mais recente do render. Já aconteceu comigo de materiais e configurações antigas não funcionarem na versão mais recente do render. Pode ser que esteja acontecendo isso com o teu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s