Como fazer o SketchUp funcionar mais rápido

Publicado: 18 de março de 2013 em Dicas
Tags:

É quase certo afirmar que os usuários do SketchUp têm algo em comum: todos querem que o SketchUp seja rápido. Não importa qual seja o nível de experiência ou estilo de modelagem de cada um, sempre há formas de ajudar o SketchUp a funcionar de modo mais rápido e melhor.

Configurações do modelo:

  • Adote estilos simples. Sempre que possível, desative sombras, texturas e efeitos de exibição especiais ao modelar. Você pode reativar esses recursos posteriormente para fazer apresentações.
    Dica: O SketchUp tem um conjunto de estilos padrão que o ajudarão a gerenciar essas configurações de exibição com rapidez e facilidade.
  • Componentes são seus amigos. Ao utilizar a mesma entidade várias vezes (uma janela ou uma árvore, por exemplo), transforme-a em um componente e depois utilize cópias desse componente. Várias instâncias de um componente são mais leves que várias cópias de uma entidade ou grupo.
  • Utilize camadas para controlar a visibilidade. Quanto mais geometrias estiverem visíveis em um modelo, mais lento será o funcionamento do SketchUp. Você pode ocultar uma geometria com a qual não esteja trabalhando no momento colocando-a em sua própria camada e ocultando essa camada. Tente fazer isto com imagens, itens de paisagismo (como árvores e arbustos, móveis, carros, etc.).
  • Imagens JPEG são uma opção adequada. Se você importar imagens no modelo, utilize imagens JPEG em vez de TIFF. As imagens TIFF costumam ter arquivos grandes e utilizam mais recursos do computador para serem exibidas.
 Configurações do SketchUp
  • Mantenha o SketchUp atualizado. Você pode verificar se há uma nova versão do SketchUp disponível em Ajuda > Verificar se há atualização… (PC) ou SketchUp > Verificar se há atualização na web (Mac).
  • Livre-se de dados não usados. Cada vez que você utiliza uma textura ou componente, estes dados são armazenados no arquivo do SketchUp. Com base nessas informações, você pode “limpar” o arquivo do SketchUp, o que também ajuda a reduzir o tamanho do arquivo:
    1. Clique em Janela > Informações do modelo. A caixa de diálogo Informações do modelo se abre.
    2. Clique em Estatísticas > Eliminar os não usados.
  • Adote estilos simples. Este ponto é tão importante que decidimos repeti-lo mais uma vez. Utilize os estilos padrão do SketchUp para ajudá-lo a renderizar da forma mais rápida possível.

 

FONTE: Google SketchUp

Anúncios
comentários
  1. Caio Vasques disse:

    Boa tarde Thomaz.
    Consegui fazer algumas imagens externas boas com a dica que você passou naquele post antigo.
    Me surgiram algumas dúvidas, porque você usa opção Gi_Irmap_very_low.visopt e não opção GI_Irmap_very_high.visopt?
    E quando faço imagem interna a foto fica escura ou a luz fica muito forte, como consigo deixar igual ao do Post “Office Project”?
    E você já ouviu falar alguma Plugin que faça animação no Sketchup com a qualidade igual as imagens do V-Ray?
    Muito obrigado…seus Posts sempre ajudam!

    • thomazgobatto disse:

      Olá Caio!
      Bom, das configurações, eu uso a _low pois é mais rápido renderizar e apesar da qualidade ser baixa o resultado continua sendo bom. Muitas vezes o arquivo fica muito pesado e a renderização com o _high, ou seja, na qualidade maior, se torna muito demorada e exige muito do computador (como não quero abusar da maquina, opto pelo mais rápido). Em resumo, eu uni o util ao agradável, ou o bom o rápido.
      No Office Project eu tive que alterar os valores, se não me engano, das opções de GI e BG do VRay, aumentei prum valor maior que 1 e cor branca, para que a claridade externa fosse suficiente pra clarear o interior. Isso vai depender de cada projeto e cada tamanho de projeto, o caso é ir alterando os valores e testando, com um pouco de paciência claro. hehehehe
      Olha, como trabalho pouco com as animações do sketch, eu estou um pouco desatualizado nessa questão. Não lembro de ter visto algum plugin para animação fotorealista. Eu sei que o V-ray renderiza animações, mas nesse caso ele renderiza frame pro frame das cenas em imagens, por isso, cada frame é uma imagem renderizada e depois tem que junta todas imagens em um video, com um editor de video. Talvez fazendo uma pesquisa na net é possivel encontrar algo, hoje em dia tem tantas coisas, acho até que ja criaram algum plugin do gênero.
      Se eu souber de alguma coisa posso postar aqui.
      Que bom que meus post estão ajudando, não sou um expert no assunto, mas gosto de colocar aqui o que eu sei ou encontro que possa ajudar.
      Estou a disposição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s