Tutorial rápido – terreno e vegetação

Publicado: 12 de março de 2013 em 3D, Tutorial
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Nesse breve tutorial vou tentar explicar como colocar diversas árvores em um terreno não plano, desde a criação do terreno até a movimentação dos blocos feitas por um plugin.

As vezes nos deparamos com projetos 3D em que precisamos inserir vários blocos em um determinado local. Isso acontece muito com vegetações quando o assunto é terreno.

O que complica é o fato de não ter um terreno plano e você tem que colocar arvore por arvore em determinada cota de altura… que convenhamos é um trabalho e tanto mover cada bloquinho na altura certa do terreno.

Mas não vamos se preocupar que hoje temos algumas ferramentas que facilitam nossa modelagem 3d, os chamados Plugins do SketchUp.

Como exemplo vou inserir algumas arvores em um terreno um pouco inclinado usando o projeto em 2d do AutoCad e o plugin Drop at intersection.

Link para download do plugin: Ruby Library Depot – Plugins for Sketchup…

Basta colocar o arquivo baixado dentro da pasta Plugins no diretório de intalação do SketchUp (ex. C:\Program Files (x86)\Google\Google SketchUp 8\Plugins)

Para começar sempre é bom trabalhar com layers no 2d do cad, isso facilita e muito na modelagem 3d, que você pode trabalhar ligando e desligando as camadas necessárias sem grandes alterações.

Aqui eu trabalhei no AutoCAD com as curvas de niveis já nas alturas em um layer e a vegetação em outro.

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Agora é importar pro Sketch… em File – Import – Formato .dwg – e escolher o arquivo.

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Agora modelando o terreno.

Vamos deixar apenas o layer do terreno ligado. Vá em Window – Layers, e desmarque os layers que não vai ser usado. Em seguida selecione todas as curvas de nível do terreno (ctrl +A).

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Para modelagem de terrenos o Sketch dispõe das ferramentas da Caixa de Areia (SandBox). Que é encontrada em Tools – Sandbox ou nos ícones de atalho, para ativar em View – Toolbars – Sandbox

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Selecionadas todas as curvas, clique no primeiro ícone dos atalhos, o From Contours. Automaticamente o terreno é criado a partir das curvas selecionadas e das diferenças de niveis..

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Pronto o terreno vamos para a vegetação. O trabalho mais fácil.

Vamos ligar o layer e mover os blocos 2d da vegetação acima do terreno criado.

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Agora com todos os blocos selecionados basta clicar sobre um deles com o botão direito do mouse e selecionar a opção Drop at intersection. Os blocos automaticamente são colocados de acordo com o terreno, (no caso o bloco abaixo deles)

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Feito! A vegetação está disposta no terreno, seguindo a topografia criada.

Agora, se você utilizou os blocos 2d do cad, basta atualizar eles com o bloco 3d. ou, no meu caso eu inseri dentro do bloco 2d uma vegetação 3d para que todos os componentes se atualizassem.

Essa opção (Drop at intersection) pode ser usada com qualquer tipo de bloco/componente. Também diretamente com blocos 3D.

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