Sobre

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, gosto de projetar e modelar em 3D.

Tento sempre buscar facilidades pra modelagem em 3D com os softwares SketchUp e V-Ray e dividir meus conhecimentos aqui no blog.

Sinta se a vontade! e se tiver duvidas estou a disposição!

comentários
  1. leonardo leite disse:

    Boa noite Thomaz, fiquei impressionado com seu site e a sua habilidade no 3d, meus parabens, sou leigo nisso por enquanto. Estou com uma duvida gigante,hehehe, fiz uma casa no Sketchup 7, ficou perfeita, estou usando o VRAY para renderizar, certo!?!? Mas acontece que qdo quero renderizar a posiçao e a distancia da minha casa, a hora que fica pronta a imagem a casa fica muito longe e num da pra ver nada, hehehe, pode me ajudar? abraço….

    • thomazgobatto disse:

      Olá Leonardo!
      Que bom que está gostando do blog. Não tem muita coisa, até porque também não sou um profissional com 3d, mas tento passar o que conheço aqui no blog.
      Bom, se estou imaginando certo pelo que você fala a respeito da renderização, pode ser que a câmera do sketchup esteja na Projeção Paralela, ela não é muito aconselhável porque o v-ray não ‘aceita’ bem. Tenta trabalhar com Perspectiva.
      Esse problema da imagem renderizada ficar lá longe já aconteceu comigo tempos atras, mas agora não lembro se foi só a questão da projeção paralela ou outro fator…
      Creio que mudando para perspectiva a visão já melhore o resultado.
      Qualquer coisa estou a disposição!

  2. Bruno Rangel disse:

    Bom dia Thomaz, acompanho sempre o seu blog, mas tem uma coisa que eu queria aprender e não tenho conseguido, não estou conseguindo aplicar a textura de telhado e fazer com que ela fique ondulada na renderização, o que eu tenho que fazer pra que de essa ondulação ?

    • thomazgobatto disse:

      Ola Bruno!
      Para conseguir o efeito de ondulação você precisa editar as configurações de Bump e Displacement na textura (nas opções de materiais do v-ray, o icone M)
      Com elas é possível criar as “ondas” do telhado. Com o Bump apenas ja é possivel ter um resultado.
      Outra opção pra não ficar configurando muita coisa, é pegar texturas do v-ray (.vismat) já configuradas. Não é dificil achar uma textura de telhado ja pronta pra ficar ondulada. É so importar ela na textura do telhado e pronto. Fazer os testes e renderizar.

  3. Bom dia Thomaz. Gostei bastante do seu blog e das dicas.
    Pesquisando um pouco sobre renderização no v-ray (sketchup) estacionei aqui.
    Achei interessante o tutotial céu no vray e apliquei no meu projeto. Achei ótimas aquelas configurações prontas para renderização (.visopt). Tenho algumas dúvidas quanto a essas configurações. Uma delas é a questão da sombra. É possível colocar sombra? E o céu como ensina no tutorial? Agradeço desde já pela ajuda. Aguardo retorno. Abraços.

    • thomazgobatto disse:

      Olá Vitor!
      Não sou muito avançado nas configurações de renderiação.
      Pelo que eu sei, nas configurações prontas o sol está ‘desligado’, ele apenas aparece na configuração Default.
      Eu ja fiz uns testes, sem sucesso, para ativar o sol nessas outras configurações.
      Se eu souber de alguma coisa posto aqui!
      Abraços

  4. Oi Thomaz. Realmente nessas configurações o sol está desligado e quando ligamos o “Default Lights” nessas configurações estoura tudo, a luz fica muito forte. Fuçando um pouco consegui colocar a sombra nessas configurações. Eu liguei o “Default Lights” em Global Switches então fui em Environment adicionando TexSky no mapa do Reflect color. Posteriormente para melhorar algumas coisas liguei o CameraPhysical, mexi nos valores ali em F number. Agradeço pela sua atenção, abraços.

  5. Roberta Baldissera disse:

    Boa tarde, Thomaz!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, adorei!
    Gostaria de tirar uma dúvida com você, se puder me ajudar, ficarei muito agradecida.
    Você sabe se existe uma forma de pegar um bloco do Sketchup que já está com os materiais configurados para metal, vidro e etc e quando eu quiser utilizá-lo nos meus arquivos eu não precise ir em materiais e importar as vismat de metal, vidro e etc? Seria só colocar o bloco que já tem essas configurações e renderizar? Gostaria de achar uma forma que quando eu salve um bloco ou modelo as configurações dos materiais ficassem salvas para quando eu os colasse em outros arquivos já estaria pronto e assim ganhar mais tempo, você saberia me informar se é possível fazer isso e como se faz?
    Desde já agradeço a atenção, as suas informações e dicas são muito úteis e você faz trabalhos fantásticos, parabéns!

    Obrigada,

    Att,
    Roberta

    • thomazgobatto disse:

      Olá Roberta!
      Muito obrigado. Que bom que esteja gostando do blog!
      Bom, até fui fazer um teste em um arquivo para tirar uma duvida. Importei um metal num cubo e colei esse cubo em um arquivo novo, o metal importado não foi junto. Infelizmente no momento não sei como fazer com que o material importado do V-ray salve e mantem as configurações no bloco.
      O que daria pra fazer, pra toda hora não ficar importando materiais, seria criar um arquivo do sketchup ‘padrão’, por exemplo, salvar em um arquivo vários blocos com os materiais importados, como água, metal, vidro… e trabalhar sempre nesse arquivo com os blocos dando um ‘salvar como’, ou seja, em vez de fazer um arquivo 3d novo, é so abrir esse 3d com os blocos e materiais e trabalhar nesse arquivo. Talvez fica mais fácil assim.
      Se eu conseguir alguma coisa sobre salvar os blocos com o material importado vou disponibilizar aqui.
      Estou a disposição!

  6. Mariana disse:

    Thomaz…tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo blog!
    esclareceu muitas dúvidas!

    Gostaria de saber se existe alguma maneira de cotar um projeto no sketchup e fazer com que as cotas apareçam na renderização.
    Procurei nos tutoriais mas não encontrei nada.
    Pesquisei no google também, mas ninguém sabe dizer.

    Obrigada!

    • thomazgobatto disse:

      Olá Mariana!
      Obrigado por estar gostando do blog!

      Bom, com relação, infelizmente também não conheço uma maneira de que elas apareçam na renderização.
      Tudo o que for linhas simples, no caso, que não contenha faces, o render deixa invisivel. Como as cotas não são compostas por faces, essas não aparecem na renderização final.

      Vamos ficar de olho se surge alguma solução! heheheh
      Abraços

  7. arqpadao disse:

    Muito bom seu blog, tenho aprendido coisas sobre V-Ray aqui. Parabéns.

  8. Mariana disse:

    Thomaz, Obrigada pela atenção! Vamos torcer para alguém encontrar a solução das cotas..rs

    Mas tenho outra dúvida…
    Estou inserindo uma imagem para usar de papel de parede…
    Mudando a posição da cena, consigo visualizar a imagem refletida no espelho… porém, quando renderizo a imagem não sai no reflexo.

    Você sabe por que?
    Já tentei mudar o material do espelho mas não da certo..
    Obrigada!
    Abraços.

    • thomazgobatto disse:

      Pois é Mariana… ficaremos no aguardo das soluções com as cotas.
      Geralmente, acho melhor certamente, o material, no caso o papel de parede não aparece na renderização no reflexo do espelho, porque está aplicado na face inversa do sketchup.
      Se com outros materiais como você disse, acontece ainda de não aparecer no reflexo, é sim a face invertida.
      Clica com o botão direito do mouse sobre essa face onde está aplicado a textura do papel de parede e selecione “invert faces”, aplique a textura novamente e faça o teste renderizando.
      O Sketchup cria dois lados numa face, a frente e o verso. A face da frente é a branca e a do verso é aquele tom azulado. Ainda não sei o porque dessa incompatibilidade do render com essa face inversa, ele não renderiza, em reflexões, refrações e emissões, as texturas aplicadas a elas, o que aparece é uma face acinzentada e sem material. Então é sempre bom prestar atenção em que face estamos aplicando as texturas para que elas fiquem fiéis no render final.
      Claro, as vezes pode ser problema com a imagem da própria textura, que trocando-a fica certo, mas nesses caso de nenhuma imagem aparecer é problema na face mesmo.
      Estou a disposição!
      Abraços

  9. Marcos Bach disse:

    Bom dia, venho acompanhando seu trabalho com sketchup e vray, também uso estes softwares para modelagem e renderização, porém eu tenho muitos problemas com os arquivos, do tipo de dar erro no temp e o tal do bug splat. Gostaria de saber se você tem alguma solução, ou algo que possa melhorar o uso dos programas.

    • thomazgobatto disse:

      Olá Marcos!
      Que bom que esteja gostando do blog!
      Bom, esse bug splat ocorre pois o programa encontra algum erro e se fecha para evitar maiores erros, tipo a famosa tela azul do wiondows. Esse problema geralmente é resolvido nas atualizações nas versões dos programas, onde os desenvolvedores corrigem os erros. Programas Beta tem muito erro que vão sendo corrigidos com o tempo.
      As vezes o próprio windows não ‘consegue’ ter forças para trabalhar com o programa (tem coisas que exige muito da maquina, os gráficos, a renderização…), ou mesmo a memória está lotada então ele é obrigado a fechar programas para poder funcionar corretamente.
      As vezes o desempenho do programa melhora se não tiver muita coisa aberta no computador (no caso se não for uma maquina potente) pois vários programas abertos exigem muito do pc, e mais o sketchup ou a renderização vão exigir mais também podendo ocasionar falhas de execução.
      O bom é sempre manter atualizado esses programas para garantir um bom desempenho, e alguns ‘bugs’ de vez enquanto… hehehe
      Estou a disposição!

  10. Joana disse:

    Oi Thom!!
    Parabéns pelo blog, já encontrei várias dicas muito úteis!
    Tenho uma dúvida quanto a resolução das imagens do Vray. As vezes preciso renderizar imagens maiores para os clientes fazerem banners e placas de obra. Fui testando valores na guia output até que o Vray passou a não renderizar mais a cena (o quadro de render fica preto com quadrinhos coloridos piscando). Mesmo com esses valores máximos, não consigo uma imagem muito grande. Sabes de existe outra maneira de configurar?
    Brigadão 🙂

    • thomazgobatto disse:

      Oi Joana!
      Nossa, literalmente tinha abandonado o blog e não respondi mais nenhum comentário!
      Já conseguiu a questão da resolução da imagem?
      Na real eu não renderizei com valores muito altos para testar, acho que já cheguei a uns 2mil de pixels mas não lembro o resultado, geralmente eu renderizo em 1800, 1600…
      Outro método de qualidade da imagem eu não sei, sempre usei as opções ai do Output mesmo.
      Abraços!

  11. Denis Santos disse:

    Thomaz, você está de parabéns pelo teu site, o interessante é que não tem a minimo egoísmo de vemos em outros sites em relação ao conhecimento, você o passa com uma maestria perfeita, digna de aplausos. Parabéns mais uma vez pelos tutorias de uma linguagem fácil e prático. Eu mesmo que sou somente um curioso nesta área e não tenho formação nenhuma, somente trabalhei como projetista usando o Promob, vi que nos seus tutoriais ha uma facilidade enorme de entender o assunto. Você é fera cara!

    • thomazgobatto disse:

      Olá Denis!
      Obrigado por tantos elogios! A ideia de voltar mais esse meu blog pra área do V-Ray, mesmo que pouco, foi que ao longo do meu uso com o programa, me deparei com muitas dúvidas, questões simples que nem sempre encontrava na internet, ou mesmo se encontrava, eram tutoriais para comprar e tal, os grátis nem sempre davam certo. As vezes eu seguia passo a passo o tutorial e não chegava nem perto do resultado final igual ao que era passado, então, ia fazendo os passos pelo mais simples e “adaptando” com o que eu conhecia chegando ao mesmo resultado do tutorial.
      Como vários amigos meus da faculdade, na época também leigos no assunto, trocavam ideias comigo e pediam uma ajuda, decidi tentar criar uns tutoriais bem fáceis pra ajudar quem está iniciando. Claro que não são tutoriais daqueles que se gera uma imagem hiper fotorealista, mas dá um resultado que pra mim era o suficiente e bom.
      Agradeço a visita e o comentário!

  12. Aline Roos disse:

    Meus parabéns… você é além de muito bom, é muito bom rsrs obrigada pela ajuda!

Deixe um comentário