Tutorial rápido – Renderizando em projeção paralela

Publicado: 15 de março de 2013 em 3D, Tutorial
Tags:,

Tem horas que precisamos renderizar um modelo 3d em 2d, ou seja, um modelo em perspectiva em projeção paralela.

O Sketchup nos oferece a opção de visualização em projeção paralela, porém o Vray não nos dá suporte na renderização. Você pode até tentar renderizar, mas o Vray vai continuar em perspectiva.

Pesquisando um pouco sobre o assunto, achei uma maneira bem fácil de quebrar o galho, sem grandes configurações ou alterações no modelo.

Então vamos aos passos:

Para começar vamos colocar o modelo em visão superior. Menu Camera – Standadrd Views – Top

P01

Agora vamos usar a ferramenta Zoom. Menu Camera – Zoom (Z)

P02

No canto inferior da janela do Sketchup temos o Campo de Visão (Field of View) onde já existe um valor padrão.

P03

Ainda com a ferramenta Zoom, vamos apertar o numero 1 (um) no teclado e Enter, para mudarmos o campo de visão para o valor mais baixo possível, no caso 1, para a projeção se tornar praticamente paralela.

Note que o modelo ficara super ampliado, então basta dar um Zoom All para todo o modelo voltar a aparecer na tela.

P04

Agora basta renderizar! E ter o render paralelo!

P05

OBS: A alteração do Campo de Visão (Field of View) é manual, portanto, estando em perspectiva é bom sempre voltar ao valor normal, 35,00 ou 45,00 (dependendo modelo).

comentários
  1. Gostei muito do tutorial, mas queria saber, fica em escala?? qual?
    to precisando em 1:50 cara…

    • thomazgobatto disse:

      Olá Mônica.
      No caso da escala da renderização, o render aceita apenas a resolução da imagem (valores em pixels), não conheço uma maneira de colocar o desenho para renderizar em escala. Talvez seja necessário ver qual o tamanho que a imagem vai ter em escala para alterar o valor em pixels no render.
      Outra maneira, seria imprimir pela escala do sketchup, no caso sem renderização, ou mesmo salvar a imagem em uma resolução boa, importar para algum programa e colocar a imagem em escala (Corel, Photoshop, até mesmo o Cad).
      Estou a disposição.

      • Ah, entendi, muito obrigada!
        No caso optei por deixar sem renderização mesmo para obter a escala.
        Até mesmo se fosse sem escala, não tem jeito de ajustar o zoom no meu sku, não entendo porque… A opção Camera > Field of View não da para clicar, ela existe mas não é selecionável, fica em cinza claro como se eu não pudesse escolher. Quando aperto ‘z’ para colocar 1 tambem nada acontece, então o jeito será deixar colorido com texturas mas sem renderizar.. Muito obrigada por tudo!

  2. Samara disse:

    Olá, Gostaria de saber se consigo fazer também em elevação, não só em planta.

    • thomazgobatto disse:

      Olá!
      Em elevações é o mesmo esquema que em planta baixa, só alguns detalhes que gerando uma seção de corte pelo comando do sketchup o V-ray não vai ocultar o que está atrás da linha de corte, ou seja, se for feito um corte com a ferramenta do sketch e renderizando a cena, no render vai aparecer tudo como se não tivesse corte. De certa maneira como acontece com a projeção paralela do sketchup que o v-ray renderiza em perspectiva, nem sempre as configurações de cena do sketch o v-ray ‘aceita’.
      Pra renderizar certo é preciso fazer como em planta (quando estamos na vista superior, sem o teto no projeto e o zoom em 1) pegar as vistas laterais e ocultar os blocos (paredes, móveis, etc) para limpar a visual e deixar a vista que queremos, ajustar o zoom pra gerar a projeção paralela e renderizar a vista.
      É um pouco mais trabalhoso nessa questão de ocultar os blocos que ficarão na frente da câmera em comparação ao comando corte do sketch, mas é um resultado que dá certo.
      Pode ser que o V-Ray mais atualizado tenha já essa melhoria de compatibilidade de configurações de cena junto com o sketch, mas no momento eu ainda não conheço outra forma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s